domingo, 26 de junho de 2011

Rigorosa Espera

Por Isabella Catão


Site WeWaited promove encontro entre virgens com alta segurança para seus usuários

100 % virgem ou inferior a 100%, mas sem ter relações sexuais?  Essa é uma das perguntas a serem respondidas para tentar entrar no site de relacionamentos destinado para quem nunca teve uma relação sexual. O wewaited.com (em português “nós esperamos”) promove encontros de virgens solteiros. O intuito do site não é apenas formar casais, mas também criar laços de amizades verdadeiras.
O site foi criado por Lety e Jose Colin que se casaram virgens em 1993, com 28 e 34 anos, respectivamente. Para o casal a virgindade foi uma bênção que fez a apreciação um pelo outro só aumentar. Vivendo um casamento de sucesso, eles acreditam que tiveram sorte de encontrar uma pessoa especial que compreendesse e valorizasse a virgindade.
O site foi um meio encontrado por eles de oferecer um local onde as pessoas se sentissem a vontade para discutir sobre o tema com segurança e liberdade sem sentir vergonha. Para garantir a segurança, o wewaited.com site verifica todos os dados fornecidos pelos usuários no cadastro do perfil. Somente fotos em que o rosto seja facilmente reconhecido são aceitas.  Avatares que podem ser feitos gratuitamente em alguns sites não validam o perfil. Após o preenchimento do nome, endereço, telefone e intervalo de idade de pessoas que deseja conhecer, é dado um prazo de 72 horas para verificação das informações.
Aparentemente fácil, as dificuldades surgem com a notificação da administração. É comum implicarem com algum dado dizendo que é incorreto, incompleto ou não é verdadeiro. Mesmo corrigindo algum possível erro, se ainda surgirem dúvidas quanto à veracidade das informações, é pedido que o usuário envie uma cópia da carteira de motorista ou outro documento de identificação que tenha foto e endereço para o e-mail new@wewaited.com. 
Ao se cadastrar o usuário é “standard” e não tem permissão para ver perfil de outras pessoas e muito menos fotos. Se ao final todos seus dados estiverem corretos é preciso pagar uma taxa para se tornar membro superior. O membro superior tem acesso a todo conteúdo do site e pode ver todos os perfis existentes. Sempre que o perfil do usuário é visualizado uma notificação é enviada para o e-mail.
O pagamento de taxa se tornou necessário para ser mais uma barreira contra falsos perfis ou pessoas que tirem a seriedade do site de relacionamentos. Nas tentativas anteriores os sites Youandmearepure.com e virgin2virgin.com não possuíam esses mecanismos de segurança e o propósito acabou desvirtuado. Assim, quem quiser brincadeira provavelmente não estará disposto a pagar por ela. As taxas vão de US$ 5 por mês para Silver Membership e de US$ 29,95 por ano para Platinum Membership.
No site ainda há uma loja onde são vendidos livros como The Power of Abstinence e Why Wait? 24 Reasons for Abstinence, camisas escritas got purity, chaveiros, bonés e até jóias escritas W8ing, todos valorizando a pureza.
Para quem pretende entrar nesse universo é preciso muito calma e honestidade, caso contrário será uma perda de tempo.

 O que é inferior a 100% virgem?

Para o We Waited o fundamental é ter a inocência sexual. Sendo assim, mesmo quem se declara virgem e não possui o que eles denominam “inocência” não são aceitos pelo site. A intenção é promover encontros de pessoas com o mesmo pensamento e em hipótese alguma incentivar a venda da virgindade.
Ao fazer o cadastro no site de relacionamentos, o usuário afirma nunca ter participado direta ou indiretamente de uma atividade sexual ou declara ter participado de algum tipo de experiência íntima com outra pessoa e mesmo assim ainda tem uma inocência sexual. Neste último caso o usuário é considerado inferior a 100% virgem. A inocência existe se a pessoa que participa de alguma relação íntima não culmina em relação sexual com penetração, penetração anal, sexo oral ou masturbação que atinja o orgasmo.
Um tipo diferente de inocência é nos casos de vítimas de abuso sexual. Nesses casos cada situação é analisada individualmente e o usuário pode ser aceito ou não. 
Uma alternativa para quem não consegue passar pelo crivo do We Waited ou não se encaixa em todas as exigências o weabstain.com é uma saída. Nele a abstinência antes do casamento é o aspecto central e são aceitos virgens e não virgens.


quinta-feira, 23 de junho de 2011

"Sites de paquera nadam contra maré da rede"

Por Vinícius Cunha

Buscar seu par via internet não parece das melhores resoluções para a pesquisadora Cristina Rego Monteiro, doutora em Cultura Contemporânea pela UFRJ. Para ela o filtro é um ponto positivo, mas a escolha virtual apenas retarda o contato, em relação ao que as pessoas buscam. Nesta entrevista a especialista questiona a eficácia dos sites de paquera e ressalta o poder das mulheres nas relações nascidas no meio virtual, que são um dos mais novos fenômenos mundiais.

Jornal Laboratório: Quais os pontos positivos que os sites de paquera trouxeram?

Cristina Rego Monteiro: Pessoalmente, há uma perda no processo de construção de percepção do outro quando a ambiência do primeiro contato se dá desfalcada da troca sensorial porque a leitura do outro é fundamentalmente subjetiva. Se por um lado o filtro é facilitado pela rede, porque amplia a exposição para o número de contatos, a recuperação vai ter de acontecer quando chegar o momento do encontro.

JL: A popularização dos encontros virtuais pode modificar o modo usual das relações humanas?

CRM: Não gosto de nada que mude o processo natural que é determinado pelo psíquico individual e transforma nossa capacidade e conexão em mecanismo agregado de programa digital. As pessoas por natureza se deixam levar pelas relações e consequentemente fazemos projeções do que criamos e queremos do outro.

JL: As falsas identidades podem levar ao falso amor?

CRM: Não imagino uma maneira de garantir que a pessoa, por ventura, não seja levada por uma falsa identidade. O encanto por outra pessoa apresenta uma construção que faço dela. É como se estivesse descobrindo um antídoto de mim mesmo. Me custa crer que uma pessoa que já tem um nível de consciência equilibrado aceite o risco de interagir com tantas possibilidades em aberto sem o suporte da percepção direta.

JL: Como vê a participação feminina nos sites de paquera e afins?

CRM: Pela representatividade, a participação feminina nas redes é uma conseqüência natural das conquistas anteriores. A mulher é multi-funcional. Ela cuida de si, da casa e da profissão. Como não cuidaria da seleção neste novo cenário que a Internet proporcionou?

JL: O fenômeno poderá ser tratado como hegemônico?

CRM: Sem negar o fato, considero um fato natural do uso consciente da Internet, mas espero que se afaste das atividades que substituam a troca presencial. O teclado, o mouse e a tela estenderam ao invés de comprimir as preliminares de um relacionamento, indo contra a maré da rede.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Qual o tipo de carinha que te atrai?

Débora Ribeiro

Esse teste não foge muito a alguns já bem conhecidos, principalmente nas revistas para adolescentes. Mas é bem legal. O tempo todo são feitas comparações entre dois homens em poses sensuais e perguntas para que você escolha um dos dois, como um verdadeiro joguinho.



Até aí tudo parecia muito normal. Se eu não estivesse fazendo um teste do OkCupid, poderia até acreditar... Mas eis que surge a seguinte brincadeira:


Essa quebra de expectativa realmente funciona. Lembro que nesse dia morri de rir em frente ao computador da biblioteca!
E, no resultado, até gráficos explicativos!

Qual o defeito da sua personalidade?

Débora Ribeiro

Que ninguém é perfeito tudo bem, todo mundo já sabe. Mas daí a descobrir qual o defeito da sua personalidade, já é bem diferente. No meu caso, descobri que sou hippie no “The Personality Defect Test” do OkCupid. (Até parece que sou tão “Paz e Amor”, mas tudo bem.) O teste procura oferecer aos usuários uma análise de sua personalidade, mas de uma forma bem diferente, cheia de insultos e grosserias. Entre perguntas sérias, que parecem construir seu perfil e várias agressões, você se diverte bastante.
Logo no início o autor do teste conversa com o usuário, como um verdadeiro assassino fazendo ameaças. E depois se desculpa, numa interlocução muito esquisita. Fica explícito que o teste serve mais como uma brincadeira, porque em vários momentos foge muito ao real.






O interessante é que no final dos testes, além do seu resultado, é possível saber que outros resultados são possíveis.


domingo, 19 de junho de 2011

Segundo especialistas hormônios podem explicar sintomas da paixão

 Os típicos sintomas da paixão, como sudorese, frio na barriga e brilho nos olhos, tem uma base hormonal. A pesquisa coordenada pelo endocrinologista Alfredo Halpern e pelo  psicólogo Ailton Amélio da Silva, diz que "a paixão é uma união química, que só ocorre quando se trata de uma via de mão dupla, ou seja, há reciprocidade."

Segundo os pesquisadores, os lugares mais comuns para se conhecer o seu par são os que você frequenta rotineiramente, como o trabalho, a escola, a academia. Desse modo, é mais fácil desenvolver um relacionamento, ainda mais se uma amizade já tiver sido cultivada.

 Mas isso não significa que os amores surgidos de modo diferente não podem dar certo, como por exemplo na internet. "A internet pode ser uma forma eficiente de aproximação, principalmente para os mais tímidos, mas é preciso saber escrever a palavra certa para o alvo certo. Muitas vezes, a paixão do mundo virtual desaparece após um clique, já que a realidade é bem diferente e, ao vivo, as máscaras caem e cada um se mostra como realmente é."

Retirado do G1

sábado, 18 de junho de 2011

Amor Virtual

Entenda o que leva homens e mulheres a buscarem relacionamentos pela internet 

Por Julia Nassur

    Falta de tempo, facilidade de contato, anonimato, conforto, dificuldade de encontrar alguém que queira um relacionamento sério na noite, falta de oportunidade de conhecer gente fora da rede de amigos. Esses são os principais motivos para buscar um namoro em sites de relacionamento.
    A partir de depoimentos de participantes do site de namoro ParPerfeito, como Renato, é possível perceber como essas razões são fundamentais para entrada nesses sites. “Afinal, como nos casos de pessoas mais maduras (como eu rsrs) que o tempo corre mais depressa, o site vale ouro.”
   Atualmente muitas pessoas não têm tempo de sair para casas noturnas ou bares todos os dias, e, mesmo quando têm, estão cansadas depois de um dia todo de trabalho. Então, se relacionar com alguém pela internet fica muito mais fácil e conveniente: você não precisa se arrumar e é só sentar no computador, na sua própria casa, para “ter um encontro”.
   A internet potencializa os contatos românticos, porque você pode dar os primeiros passos sem sair de casa. Foi assim com Patrícia, que conheceu Marcelo através do ParPerfeito, mesmo morando na cidade de Saquarema enquanto ele morava no Rio de Janeiro. “A facilidade de encontrar alguém na internet foi fundamental para mim, já que eu e ele estávamos a quilômetros de distância e o início do nosso relacionamento só foi possível graças ao site.”
   Também fica mais fácil encontrar um parceiro já que, se a pessoa está cadastrada em um site de relacionamento, significa que também está em busca de alguém, o que provavelmente não aconteceria em uma boate, por isso, é uma barreira a menos para o outro derrubar, o que facilita as coisas.
   Quem é tímido ou tem dificuldade de se relacionar pessoalmente vê esses sites como uma oportunidade de conhecer alguém sem estar muito nervoso e ter a chance de conversar virtualmente, ficando assim, mais seguro em relação à pessoa, para depois partir para uma experiencial real. Cristiano admite que é muito tímido e nas festas nunca consegue falar com mulheres. “Quando eu saio na noite, nunca tenho coragem de chegar em nenhuma mulher, mas no site, com a proteção do computador e sabendo que se ela está lá é porque quer um relacionamento sério com alguém, eu me solto bem mais e converso com todas por quem me interesso.”
     As pessoas que se inscrevem em sites de namoro estão em busca de um relacionamento afetivo único e estável e, para isso, optaram por esse método, que teoricamente é seguro, prático e sigiloso. Esses sites ampliam as chances de encontrar a pessoa certa, evitando a perda de tempo e o desgaste de conhecer candidatos fora do seu perfil de interesse, já que existe um cruzamento de informações. De acordo com o site ParPerfeito, a internet é um dos melhores lugares para as pessoas se conhecerem, com 42% a mais de chances de você encontrar o seu par do que num bar ou numa festa. Por isso muitos acreditam que é possível encontrar alguém através deles.
    Mas se engana quem acha que por estar à procura de alguém na internet, a pessoa aceita qualquer tipo de parceiro. Ela busca na internet o que procura na vida real. A diferença é o processo e a facilidade que a rede trouxe para namoros e relacionamentos.       
   Inicialmente, esse relacionamento, pode até ser virtual, mas com o tempo pode se tornar completamente real, assim como Patrícia e Marcelo, que se encontraram no site e estão juntos há um ano, mostrando como a internet pode ser realmente um atalho para o amor.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Próximas aulas

Pessoal,
amanhã, sexta-feira, começa o processo de revisão dos textos.
Então levem as matérias impressas.

Já na terça, quem tiver a matéria diagramada, ou em processo de diagramação,
tem que levar um print do projeto para a Cecília.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Quer aprender a cozinhar? Pergunte ao OkCupid como!

Débora Ribeiro

Sabe aqueles finais de semana que você não tem nada para fazer? Então vale a pena dar uma olhada nas sugestões de receitas que a seção Humor do OkCupid oferece. Só cuidado para não se assustar com as gororobas!

Pasta Non Grata, Steak Handhande e Shorts Bread são alguns pratos exóticos que o site ensina a cozinhar. Veja só as fotos!

Pasta Non Grata: "non appétit"
Steak Handhande
Shorts Bread
(Para ver os ingredientes e modo de preparo basta procurar a seção Humor do Ok Cupid.)

Depois de ler e ver isso, fica fácil cair na risada, mas com certeza a fome vai passar longe!

Quer aprender a engordar? Pergunte ao OkCupid como!

Débora Ribeiro

Além dos testes super engraçados que o OkCupid oferece aos seus usuários, lá também está uma seção irreverente com as brincadeiras que os administradores faziam antes que o site fosse um sucesso. O nome Humor faz jus ao nome. Olha só por quê!
Já pensou em um programa especial para ganhar peso? Isso aconteceu de verdade com um casal de voluntários no “The Fat Project”. A equipe do OkCupid acompanhou os dois diariamente durante um mês incentivando o consumo de hambúrgueres, pizzas e várias outras guloseimas. Eles mediam as gordurinhas que iam ganhando para ver a evolução do programa.
Compras nada saudáveis
Um super sanduíche "engordight"
Um dos gráficos que acompanhavam o andamento do Projeto

Pode parecer inacreditável, mas é verdade! Os dois se propuseram a ganhar peso e ainda foram premiados por isso. Para quem quiser investir nesse empreendimento, basta seguir as dicas.

Quem sou eu?

Débora Ribeiro

Pesquisar sobre esses sites de relacionamentos pode gerar uma verdadeira crise de identidade. E isso aconteceu comigo! Sob a forma de um avatar, me infiltrei no OkCupid e eHarmony. Lá meu nome é Aline e tenho quatro anos a mais que na vida real, curso outra faculdade, mas gosto mais ou menos das mesmas coisas.

Eu de mentirinha!
Devido a essas semelhanças com minha personalidade, outro dia me questionei: já pensou se encontro alguém conhecido por aqui? E se a pessoa me vir, o que vai pensar, já que eu tenho namorado? Só depois de alguns instantes a ficha caiu: eu não sou eu! Ufa!

Confesso que foi um alívio, mas que susto levei comigo mesma! E olha que nem cheguei a me comunicar com nenhum dos inúmeros pretendentes que surgiram com os testes de compatibilidade. Aí você pode pensar que estou arrasando corações com tantos possíveis futuros namorados, mas é puro engano seu porque ela não sou eu...

O amor bate no seu e-mail

Débora Ribeiro

Os relacionamentos virtuais estão cheios de peculiaridades e isso não é novidade. Mas não é todo dia que um novo amor surge na caixa de entrada do seu e-mail, não é? Depende. Se você é um usuário do OkCupid ou do eHarmony isso muda de figura, todos os dias um "pretê" diferente bate no seu e-mail.

Minha caixa de entrada lotada de pretês

Como em qualquer site de relacionamentos, o e-mail fornecido no momento do cadastro serve como um meio de comunicação da administração do portal com seus clientes. Para além de e-mails informativos do tipo: fulano enviou uma mensagem para você ou ciclano quer conversar, os sites de compatibilidade enviam sugestões de pessoas que combinam com você.

Depois de elaborar um perfil minucioso, fazer testes e até um estudo de personalidade, os posíveis amores começam a brotar. Se você estiver no trabalho, esse mecanismo é ideal porque é uma forma discreta de receber informações do andamento de suas paqueras: "Conheça mais uma pessoa que combina com você no eHarmony" ou "Novas combinações!".


 
Essa é uma forma eficiente de informação, mas a caixa de entrada fica lotada de sugestões e novas opções. Para quem de fato procura um relacionamento sério é necessário fazer um processo seletivo ou algo parecido para identificar os aprovados depois dessa pré-seleção.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Projeto P@r Perfeito no Estadão

O Projeto ganhou uma reportagem no jornal Estado de São Paulo, na edição online e na impressa.
A professora Cristiane e quatro alunos foram entrevistados e estamparam a edição de dia dos namorados!

Vocês podem acessar parte da matéria pelo link:
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110612/not_imp731300,0.php


terça-feira, 7 de junho de 2011

O que os olhos não veem o coração não sente?

Parece que sim. Se você está a procura de um parceiro ou parceira não basta exaltar sua beleza, sua inteligência, seu poder aquisitivo ou suas boas intenções: os usuários querem fotos.
Segundo o site de relacionamento eHarmony, a imagem é o primeiro passo para um encontro de sucesso.  Pessoas sem fotos têm uma chance reduzida de encontrar um companheiro. Os perfis com foto são em média 10 vezes mais vistos do que os que não tem, segundo dados do site de encontros Par Perfeito.
            As pesquisas feitas pelo eHarmony garantem que cada usuário precisa de cinco tipos de imagem: uma foto de rosto; uma de corpo inteiro; outra da cintura para cima; uma foto no seu lugar preferido e outra que mostre algo que realmente ama, como um esporte que pratique. Isso já seria o suficiente para mostrar aos pretendentes um pouco sobre você e sua personalidade. Quando perguntados pelo site sobre o porquê da rejeição aos perfis sem foto a resposta mais frequente dos usuários é que não postar fotos significa que a pessoa não tem real interesse em um relacionamento sério. Além disso, pode indicar que o pretendente tem algo a esconder, já que, com as inúmeras possibilidades de fotografia digital, principalmente os celulares com câmeras, não há mais desculpas para não ter fotos.
            O espaço reservado para as imagens varia de acordo com o tipo de relacionamento que o site propõe. Em geral, há uma fotografia para o perfil e algumas possibilidades de fotos extras. No site Par Perfeito o internauta pode publicar uma foto para o perfil e duas fotos complementares. Porém, há um padrão exigido pela página. A foto principal deve ser uma foto de rosto, bem visível. E as demais podem ser fotos de corpo todo e em grupo. Mas não são aceitas fotos distorcidas, borradas ou modificadas. Cada foto publicada leva até dois dias para ser aceita pelo site. Esse controle cria uma padronização das imagens, sem demonstrar muita personalidade ou criatividade de cada usuário. O mesmo acontece no site de encontros Amor em Cristo, destinado ao público evangélico. Não só as fotos como todos os perfis passam por uma aprovação. Fotos com  roupas consideradas inapropriadas são rejeitas pelo site.
            Já no Sexnation, site brasileiro para encontros adultos e swings, não há censuras. A grande parte dos perfis não revela o rosto dos usuários, exibe seios, bundas, órgãos sexuais e cenas de sexo. O próprio site disponibiliza uma ferramenta para recortar as fotos, incentivando os usuários a postar somente os detalhes. O mais interessante desse site destinado ao público adulto é que você pode navegar à vontade pelas centenas de fotos eróticas sem medo de ser visto por outra pessoa. Caso seu filho, seu chefe, sua mãe ou qualquer outra pessoa se aproxime, é só clicar no ícone “pânico” para ocultar a página, e o que antes era cena de sexo se transforma em uma inocente página fake do google. Passado o perigo, é só clicar em voltar e pronto, o mundo do sexo está de volta. O site ainda traz um box com as nove fotos mais comentadas da semana. Nas imagens em destaque nada de rosto bonito, lugar paradisíaco ou imagem romântica, aqui cada um exalta como pode a sua sexualidade. Mas há também um ícone chamado “Proteja as Crianças” onde os usuários são orientados, com base na legislação brasileira, a denunciar qualquer imagem de criança que possa ser postada no site evitando assim os crimes de pedofilia na internet.
            Com o crescimento das redes sociais muitos sites apostam em nichos específicos para conquistar o público, seja especializada em relacionamento na terceira idade, ou entre cristãos, evangélicos, homosexuais ou qualquer segmento. O Kaakau.com é especializado em encontros para os gordinhos, mas grande parte dos usuários não parece acima do peso nas fotos que publica. Isso porque muitas vezes as fotos não revelam exatamente o que as pessoas são. Luciana Fontenelle, 38 anos, adepta dos sites de paquera, conta que já foi surpreendida em encontros por conta de fotos que não eram verdadeiras. "A foto do cara era uma foto dele antes do acidente. Não disse nada, mas achei bem chato. Isso fez com que eu não quisesse sair com ele novamente", revela.
Mas há casos em que a aparência não está em primeiro lugar. Jamila Brito, 26 anos, conta que o irmão dela conheceu uma menina pela internet usando uma foto que não era verdadeira. Mas quando a pretendente descobriu a mentira, ao invés de ficar furiosa, ela disse a ele que não se importava com a aparência. O namoro deu certo assim mesmo e eles estão juntos há 8 anos.
E se é verdade que as imagens dizem mais que mil palavras, os usuários devem ter muita paciência para escolher uma foto que traduza tantas expectativas.

Michelle Batista

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Virtualidade real da nova geração


Por Juliana Moreira

O número de jovens brasileiros que já namoraram pela internet é maior do que se imagina. Uma geração que cresceu na era digital hoje usa essa ferramenta a seu favor em uma tentativa de criar outras vias para tratar de um assunto complexo que é relacionamentos amorosos. Uma pesquisa feita pelo Habbo Hotel, a maior comunidade virtual voltada para o público jovem do mundo, indicou que 88% dos adolescentes entre 12 e 17 anos já tiveram esse tipo de relacionamento, enquanto uma porcentagem menor, de 74%, namoraram “na vida real”.  

Não se deixe enganar pela virtualidade do processo. O romantismo ainda existe. A mesma pesquisa diz que 76% dos entrevistados acreditam que a era digital interferiu no romantismo de uma forma positiva, criando novas possibilidades. “É difícil ter certeza sobre quem está do outro lado”, diz Felipe da Silva, de 19 anos, usuário de sites de relacionamento há seis meses. “Quando me inscrevi no Par Perfeito, eu tinha dúvidas sobre no que isso podia dar. Fiquei um pouco apreensivo, mas logo fiz amizades, e quem sabe, no futuro elas possam acabar se transformando em algo mais”, explica.

A transição do campo físico para o on-line acarreta em uma série de novas mudanças no processo da conquista. A aparência física, por exemplo, que antes era tida como um dos fatores precurssores dos relacionamentos, hoje deu lugar a outros, como uma boa conversa. A beleza passa a ser um detalhe, e as pessoas se permitem ir além da superficialidade. “Eu acredito que as barreiras do mundo real não têm tanto espaço na internet. Na verdade, acaba sendo mais importante se a pessoa escreve certo do que se ela tem corpo escultural, entende? Acho que abre o leque para que outras coisas também sejam importantes”, explica Tiago Prux, de 24 anos. Ele nunca se inscreveu em sites específicos de namoro virtual, mas conheceu uma menina que se tornaria sua namorada no site de hospedagem de fotos “Fotolog”. “Ela era do Rio de Janeiro, eu de Porto Alegre. Apesar dela ser linda, não foram as fotos que mais me chamaram atenção, e sim um perfil em que ela se descrevia. Quando li, sabia que tinha que conhecê-la, mas não imaginava que resultaria em seis anos de história”, conta.

Porém, está enganado aquele que pensa que a internet é o “refúgio das pessoas feias”, e que sites de relacionamento são para os fracassados que não conseguiram uma namorada “na vida real”. Os jovens vêem na oportunidade de conhecer alguém através do computador algo bem prático e funcional. Nem todo mundo quer passar horas se arrumando para encontrar qualquer pretendente. “Já passei madrugadas inteiras conversando com alguns caras na internet. Eu estava de pijama, completamente descabelada e ainda assim conheci muita gente legal. Nunca poderia fazer isso fora do universo online”, conta Ísis Santos, estudante de 22 anos, que depois do término de um relacionamento de cinco anos resolveu se aventurar e conhecer alguém pela internet. Para ela, um encontro a dois é sempre legal, mas nesse caso antes é preciso saber se valeria a pena sair com aquela pessoa.

Os jovens conseguem usar a internet como um verdadeiro laboratório social, e isso acaba facilitando a tentativa de se expressar de uma forma mais livre e criativa. Ísis é defensora de que a identidade é revelada com mais facilidade no campo virtual. “Fico mais confortável em ser eu mesma on-line. Sinto menos cobranças. Pode não ser algo relacionado a minha personalidade, nem a da pessoa com quem estou conversando. Acredito que as condições em que o meio em si atua, as facilidades que a tecnologia dispõe, interfere de uma forma positiva nisso tudo.”

domingo, 5 de junho de 2011

Mr. Postman não entrega mais cartas de amor


Mesmo com a agilidade da internet, redes e sites de paqueras fazem o amor esperar


Por Vinícius Cunha

A jovem que espera ansiosa a chegada do carteiro em “Please Mr. Postman”, música da dupla The Carpenters, não existe mais. Os tempos são outros e certamente ela está atualizando sua caixa de e-mail com igual esperança.
O namoro entre Louise e Daniel começou no eHarmony

Louise Rodrigues, 21 anos e moradora do Rio de Janeiro, conhece bem essa espera. Começou o relacionamento com Daniel Moraes, paulista, de 20 anos, sob a ansiedade de mensagens que apareceriam em seu eHarmony - site de namoro cristão baseado em testes psicológicos que filtra homens e mulheres solteiros para relacionamentos de longo prazo.

O casal que seguiu a comunicação passo-a-passo trocou muitas mensagens e, depois de um mês, começou a conversar por e-mail e messenger. “Senti uma ligação imediata desde a primeira troca de mensagens e depois de três meses falando ao telefone não pude mais aguentar”, afirma Louise, que classifica como “indescritível” o encontro com Daniel depois de quatro meses de namoro virtual.

A paquera de Louise e Daniel poderia nem ter começado caso seus perfis não fossem apontados  compatíveis pelos algorítimos do eHarmony. Ou, antes mesmo de se tornar real, acabar num “delete”. Para  encontrar a pessoa dos sonhos, é essencial ter perfil benfeito e atraente, além da escolha correta da rede de relacionamentos. Risco que Ana Cristina Vieira e Marcos Alexander, 30 e 34 anos, respectivamente, viveram quando se conheceram pelo Par Perfeito - site de encontros e relacionamentos pioneiro no Brasil. “Sempre fiquei na defensiva e com muito receio do que poderia vir a acontecer. Testava Marcos de todas as maneiras e, em vez de agilizar, só demorei mais para me relacionar, pois tinha muitos perfis a serem vistos”, diz a programadora Ana, que passou quase um ano em conversas pela internet e por telefone antes do encontro. Para Marcos, a seleção foi mais simples: “Depois do primeiro filtro do site, Ana apareceu na página principal e senti algo especial. Era ela”, afirmou.

Antes uma obrigatoriedade, o “olho no olho” foi perdendo espaço para a virtualização. O teclar passou a ser o primeiro passo dos relacionamentos atuais.  O contato físico/visual é adiado pela necessidade de “conhecer melhor” o futuro parceiro, adicionando estágios até que o encontro aconteça. Segundo Cristina Rego Monteiro, especialista em Mídias Digitais da UFRJ, o “refugo” apenas aumentou. “O teclado, o mouse e a tela estenderam, ao invés de comprimir, as preliminares de um relacionamento,indo contra a maré da rede”.

Marcos chegou até ser mais cauteloso que sua parceira: “Como tenho um filho, o Matheus, de 5 anos, encontrar uma pessoa que aceitasse essa situação era fundamental. Entendo a defesa de Ana, porque não sabia quem estava do outro lado da tela. Tinha de pensar pelo meu filho e por mim”. Ana até esboçou resistência ao saber de Matheus, mas no fim das contas, além de um companheiro ganhou uma família. “Acolhi o filho de Marcos como meu e hoje somos um casal mais feliz do que pensávamos”, disse.

O corretor de imóveis e a programadora fizeram da máquina um espelho para seus relacionamentos virtuais, o que é perfeitamente adequado segundo a especialista:  “Quando está na rede, a pessoa procura parceiros que atendam suas expectativas.” Os sites de paquera provaram sua eficácia ao longo do tempo que estão na rede.“Ana era tudo que eu queria e sei que só a conheci graças à internet”, disse Marcos seguido pela amada: “Parece clichê, mas achei meu par perfeito”.

Na mídia

O projeto P@r Perfeito e o blog viraram notícia no site da FAPERJ!


Até o DNA entra nessa dança

Pedro Couto

Ao escolher o tema “Casais casados” eu nem imaginava que teria tantas dificuldades. Primeiro porque todos já teriam encontrado sua alma gêmea e, provavelmente, estariam felizes com sua vida a dois e prontos para falar ao mundo como foi sua experiência de achar um novo amor pelos sites de paquera.

Erro número um. Não é tão fácil assim encontrar casais que se conheceram pela internet e estão unidos pelo matrimônio e que desejam falar sobre isso para um mero estudante de jornalismo. Talvez, se fosse comigo, também não daria entrevista. Imagina, o garoto aparece do nada, vem com um papo meio estranho querendo saber como você e seu/sua namorado (a) se conheceram e tudo mais. E o pior, essa história não vai sair em nenhum grande jornal ou revista. Isso, pelo menos, poderia causar um impacto, mas... .

Bem, acabou que, por “motivo de força maior”, minha matéria foi saindo de mansinho do tema “Casais casados” e caminhou para as tecnologias de ponta que os sites de namoro utilizam para traçar casais perfeitos. Acho que a mudança foi um acerto. Não saberia insistir naquele assunto que, talvez, pudesse render muito pouco.

Meu olhar voltou-se diretamente para o potencial tecnológico dessas empresas, que faturam milhões de dólares no mercado de amor virtual. É impressionante quanta pesquisa e ciência existe nesses testes de compatibilidade e no cruzamento de dados. Há empresas que se utilizam dos estudos da química neural para criar moldes de personalidades e, a partir daí, sistematizar a procura de um pelo outro de forma totalmente científica.

Mas nada supera a pretensiosa tentativa de encontrar um companheiro perfeito pelo DNA. A GenePartner promove essa experiência inusitada. Para mim, isso é assustador, ao mesmo tempo em que é fascinante, porque apesar da postura quase ditatorial da genética, é incrível ver como a tecnologia avançou e como podemos viver através de um modo que nunca imaginamos.

Agora, quanto ao amor, eu não posso marcar um posicionamento radical, dizendo que tais tecnologias são a “salvação da lavoura” dos encalhados e afins. É preciso ter cautela para analisar os prós e os contras dessa novíssima empreitada. É legal que exista uma outra opção de paquera, mas essa não pode e nem deve ser a única. Saber diversificar talvez seja a melhor fórmula para encontrar seu par perfeito.    

A tecnologia do acaso


Pedro Couto


Depoimentos de casos de sucesso disponibilizados pelos sites de paquera sempre revelam alguma curiosidade. Entretanto, se existe algo frequente nessas histórias, são as várias menções ao poder do destino na união daquele casal e como o encontro do pretendente certo foi causal. Porém, engana-se quem pensa que tudo o que acontece nesses sites de namoros é por acaso.

A competição entre as empresas de sites de paquera é extremamente forte e gerou, apenas nos Estados Unidos, US$ 1,2 bilhão em 2008. Os dados são de uma pesquisa recente da firma de investimentos Piper Jaffray, que estima que o gasto dos americanos com esses sites suba para US$ 1,7 bilhão até 2013.

O website Chemistry.com – uma ramificação do Match.com (acesse o site) – elaborou um estudo da química neural das pessoas apaixonadas (artigo da pesquisadora). O teste de 56 perguntas que Helen Fisher, professora da Universidade Rutgers, elaborou para o site, ajuda a identificar padrões de compatibilidade química e psicológica. Assim, seria possível traçar perfis mais adequados para o usuário em questão.

Se 56 perguntas parece muito, o eHarmony (acesse o site) vai muito além desse número. O site tem um formulário de 258 perguntas, que leva cerca de uma hora para ser completado.


Contudo, nada parece superar a utilização de material genético para identificar os parceiros mais compatíveis. Por US$ 99, o GenePartner.com (acesse o site) oferece o envio de um kit para o interessado esfregar no interior de sua bochecha. A amostra é enviada de volta à empresa, com sede na Suíça, e o usuário recebe uma identidade GenePartner. Após o resultado da análise do DNA, é possível – por uma taxa extra – pesquisar seu parceiro geneticamente adequado no site da empresa.


Com base nos depoimentos, se não fosse pela curiosidade ou pelo estímulo de alguém próximo, muitas pessoas nunca procurariam sua alma gêmea em portais de paquera. São raros os usuários que afirmam desde o início acreditavam no potencial do relacionamento virtual. A maioria começou a teclar por pura brincadeira ou casualidade.

No depoimento de um casal não identificado (perfil do casal), a aproximação dos dois foi feita com certo receio, sempre questionando se a investida daria certo. O processo de conhecimento saiu do virtual para o real lentamente. “Iniciamos contato no e-mail de nosso perfil, depois através de celular, posteriormente nossos telefones fixos e, adquirindo confiança, espontaneamente marcamos um encontro pessoalmente”, afirmam. Os dois se casaram em dezembro de 2010.

Os sites de namoros também colaboram para um relacionamento entre pessoas de outros países. É o caso de uma brasileira, que residia em Londres, com um peruano (perfil do casal). Ela conta que estava sem nenhuma intenção de encontrar alguém, mas em dois dias já tinha recebido, entre outras, a mensagem do seu pretendente. A naturalidade do estrangeiro conquistou a brasileira. “Depois de um mês de namoro on-line, fui para Lima encontrar-me com ele. Num abraço emocionado ficamos seguros de que o tempo já nos tinha dado o conhecimento necessário”. O casamento está marcado para julho de 2011.

Os espaços virtuais de relacionamento ajudam inclusive os usuários divorciados que estejam em busca de reconstruir a família. Fernanda e Sandro (perfil do casal), são exemplos deste caso. “Eu nunca acreditei em amor pela internet, mas estivemos buscando a direção de Deus e tivemos vários sinais de que Ele estava movendo sua mão”, disse Fernanda, separada há três anos. Quando deram o depoimento ao site, eles já tinham mais de cinco meses de casados.

O sucesso de um relacionamento iniciado num site de paquera pode ser creditado ao destino, a um acaso da natureza virtual. No entanto, cada vez mais, uma estrutura tecnológica altamente capacitada que projeta com rigor científico os pares que está sendo usada para medir o potencial de evolução amorosa. 

sábado, 4 de junho de 2011

Bem me quer ou mal me quer? Que tal descobrir antes?

Por Débora Ribeiro Coelho

Procurando o par perfeito e não sabe como encontrá-lo? Não se preocupe! Alguns sites de relacionamentos já refinam a pesquisa para você. Através de testes de compatibilidade, estudos de personalidade e da interação entre os usuários, os pretendentes são apresentados na tela e a partir daí basta entrar em contato para conhecê-los melhor.

Não importa se você procura um site mais sério, que leve em consideração sua personalidade e perspectivas pessoais ou um ambiente virtual descontraído para conhecer pessoas com as quais tenha afinidade. Há sites para os dois tipos de paquera e o eHarmony e o okcupid são bons exemplos. 

eHarmony.com.br 

O site de relacionamentos eHarmony é um dos mais populares nos Estados Unidos, onde foi criado no ano 2000. Segundo uma pesquisa do Harris Interactive, em 2009 ele era responsável por 4,8% de todos os casamentos realizados no país. Com base em experiências clínicas, foi criado o Sistema Científico de Compatibilidade eHamony, que procura combinar as pessoas para que elas tenham um relacionamento duradouro.

Mas o que poucas pessoas sabem é que o conceito do site foi desenvolvido pelo psicólogo Dr. Neil Clark Warren. Depois durante 35 anos aconselhando pessoas casadas, ele imaginou que haveria alguma forma mais fácil das pessoas se conhecerem sem o acaso. Ele notou que os relacionamentos bem-sucedidos dependiam da compatibiidade de características da personalidade de cada um. Em 1997, juntamente com o Dr. Galen Buckwalter, pesquisou essas características e depois de três nos desenvolveu um processo que combina as pretendentes, o que se transformaria na base do eHarmony conhecido atualmente.

O eHarmony chegou ao Brasil em 2010, quando a empresa utilizou o mesmo rigor científico aplicado em outros países. A partir do estudo de casais com relacionamentos bem-sucedidos, foi elaborado um modelo específico para a compatibilidade entre brasileiros.

Para quem deseja encontrar um relacionamento sério, o eHarmony é ideal. Ao preencher o perfil, o usuário já é convidado a responder uma série de questões pessoais como religião e etnia e seu nível de aceitação de pessoas com crenças ou raças diferentes. Tudo é classificado em níveis (nada, razoável ou muito): o quanto você é ciumento ou o quanto gosta de uma boa piada. No que diz respeito ao relacionamento a dois, são listadas características indispensáveis e intoleráveis para a escolha de dez itens. Você pode, por exemplo, considerar que a química é algo primordial na relação e que a mentira é intolerável.

O eHarmony disponibiliza gratuitamente um Estudo de Personalidade. Com base nas informações fornecidas pelos usuários, o sistema faz uma espécie de relatório que define a pessoa. Nesse estudo são identificados sua abertura para novas experiências (curioso ou satisfeito), seu nível de extroversão (extrovertido ou reservado) e sociabilidade (cuidar dos outros ou de si mesmo), estabilidade emocional (estável ou suscetível), e sua conscienciosidade (focado ou flexível). Cada um desses aspectos é descrito em seguida ressaltando as reações positivas e negativas que os outros podem ter para com você.

Com base em todas essas informações, os usuários começam a receber e-mails diários com sugestões de possíveis pretendentes e assuntos de interesse dos dois para uma conversa. A partir desse momento as pessoas podem começar a estabelecer a comunicação em 4 passos segundo a sugestão do site. Primeiro conhecer um o ouro trocando cinco perguntas; depois trocar 10 características Indispensáveis/Intoleráveis em um relacionamento; saber mais sobre o outro com três perguntas abertas e finalmente enviar o eHarmony Mail. Existe uma liberdade quanto a isso, mas o eHarmony procura fazer com que as pessoas se conheçam exercitem seu auto-conheciemento e se comuniquem com o outro de forma gradativa.

OkCupid.com 

Para quem procura um relacionamento, mas prefere uma forma de comunicação mais descontraída, a melhor opção é o okcupid. O site inova de várias formas: possui jogos interativos, testes engraçados e combina seus usuários através das Match Questions.

Com o simples preenchimento do perfil, a pessoa já recebe e-mails com sugestões de quem combina com ela através do local onde mora, opção sexual etc. Depois de responder 25 questões, o site relaciona outros pretendentes mais próximos de suas características. E quanto mais perguntas forem respondidas, mas refinada é a pesquisa. A página inicial passa a apresentar as combinações e o convite para entrar em contato enviando uma mensagem.

Além disso, o okcupid possui milhares de testes engraçados aos quais os usuários têm acesso. Embora eles não sejam utilizados nas combinações, são muito divertidos. Você pode descobrir o defeito de sua personalidade, qual o seu estilo de humor, que tipo de homem/mulher é mais atraente em sua opinião, sua forma de se apaixonar. Ao longo do teste há várias piadas e perguntas engraçadas e no final o resultado é descrito juntamente com outras possíveis respostas.