sexta-feira, 27 de maio de 2011

E aí, broto, quer teclar?

Por Renata Vieira


Para quem paquerava no banco da praça, agora é hora de teclar

     Noite de baile ao som da Jovem Guarda, vestidos de bolinha, topetes suntuosos e jaquetas de couro para todo o lado. O lugar perfeito para encontrar aquele “broto legal”, tão fenomenal quanto o cantado por Celly Campelo nos anos 60. E foi sob a herança dessa década que os quarentões de hoje (sem esquecer dos cinquentões, sessentões e por aí vai) aprenderam a jogar o jogo da paquera. Há quem diga que as regras desse jogo nunca mudam, mas, de fato, o cenário é outro. Que tal então mandar um scrap animado pelo Orkut ou registrar interesse pelo Facebook? Para os perdidos no mundo multifacetado das redes sociais, Broto Bacana, a rede de relacionamento que promete vida após os quarenta.
     Foi numa tarde de almoço em família com direito a pai, mãe, tios, avós e quem mais coubesse, que as irmãs catarinenses Denise e Ingrid Becker apostaram na ideia de criar um site voltado para o público com mais de 40 anos. “Com o Orkut tão famoso entre os jovens, sempre me perguntei por que não havia algo voltado para esse nicho”, explica Denise. Após seis meses de criação pela agência WDG, o site foi posto na rede em dezembro de 2009 e dois meses depois, já contava com 500 usuários de todo o país – um bom número, dada a proposta de segmentação do público.
     Inspirado nas ferramentas e no antigo layout do Orkut, o Broto Bacana permite o registro de características pessoais e interesses, dentre os quais figura o “sexo casual”, para os “mais maduros” nem tão caretas como se pensa. Álbum de fotos, grupo de amigos, ferramenta de busca direcionada, opção de registro de interesse em outros perfis e status do dia também estão à disposição dos usuários. Mas antes de curtir livremente essa hora de brotos, é preciso que a administração do site aprove a foto postada. Obscenidades e menores de 18 anos estão vetados. Para aqueles que ainda engatinham no mundo das mídias digitais, uma lista de 24 perguntas e respostas explica minuciosamente como navegar no Broto.
      Com aproximadamente 2 mil usuários cadastrados – maioria dos estados de Santa Catarina e São Paulo, o site registra mais de 80% de usuários que declaram ter mais de 40 anos e uma parcela de 20% de usuários mais jovens. Atualmente sob a administração da DI Publicidade, o conteúdo direcionado do site é novidade frente às redes sociais não segmentadas: entre um recado e outro, é possível consultar uma agenda de eventos e ler notícias sobre comportamento, bem estar, gastronomia e variedades. O público levemente heterogêneo – que registra jovens na flor dos 18 anos e usuários que beiramos 80 anos parece não incomodar os administradores. “Queremos receber qualquer um que esteja a procura de boas companhias”, diz Denise.
      Diferente de outras redes como Beautiful People, que bane sem piedade os “não belos”, o Broto Bacana é um anfitrião mais democrático embora sua proposta seja segmentada. Para os novos membros, as boas vindas: “rechear a vida com amor, diversão e romance e sentir o calor do companheirismo, da emoção e da cordialidade no encontro com pessoas felizes é o objetivo desta rede social”. Segundo Denise, amizade, diversão e romance não as opções mais registradas nos perfis, e o que se vê nos status dos perfis é uma busca clara por um novo amor: “quero encontrar alguém disposto a amar, a um romance novo, a uma vida nova”, relata Kattita, uma paulista de 46 anos, separada recentemente.
      Frente às demais redes sociais, o Broto Bacana perde no quesito propaganda e aplicativos. Os banners anunciam, somente, produtos eletrodomésticos. Além disso, a ausência de aplicativos torna o site pouco dinâmico. Segundo um usuário, “muita gente fica muito tempo sem acessar”. “Às vezes fico semanas sem ter uma resposta por aqui”, diz ele. Felizmente, a perseverança é característica desse público. Afinal, aquele broto bacana pode estar logo ali, na esquina. Ou melhor, do outro lado da tela.

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