quinta-feira, 7 de julho de 2011

Agora eles também podem

Um site de paquera para gordinhos promete virar febre na internet


Por Fernanda Pinheiro          

Um trocadilho bem bolado e a união de pessoas com interesses bem parecidos. Kaakau, um site de relacionamentos para gordinhos que ainda é novidade na internet, veio com o intuito de oferecer um universo livre de rótulos e preconceitos para esse público diferenciado e que não se encaixa em diversos sites já existentes. E em setembro de 2010 já eram mais de cinco mil cadastrados.
            Quando se ouve falar do site, o nome já entrega. Homens e mulheres acima de 18 anos e um pouquinho (ou muito!) acima do peso estão reunidos a procura de novos amigos e quem sabe até, um grande amor. Mostrando que são muito bem resolvidos e satisfeitos consigo mesmo, destacam suas maiores qualidades e buscam parceiros pelos gostos parecidos (ao se cadastrar, são muitas as opções a serem preenchidas, facilitando a procura e restringindo o alvo). Apesar disso, uma das coisas mais interessantes é que também existem perfis de pessoas em boa forma. Quando perguntados sobre o que faziam ali, a resposta era sempre a mesma: “Aqui as pessoas são mais sinceras”. É, parece que o Kaakau não pretende ser conhecido só pelo seu público alvo.
            O que mais chama a atenção são os perfis. A melhor foto, tudo milimetricamente calculado para passar a primeira impressão da melhor forma possível. Conversando com uma usuária que se identifica como Bia, percebe-se claramente que esse site a deixa muito mais confortável: “Aqui a gente não precisa contar para o outro que está acima do peso ou então mentir que somos magros como a sociedade estipulou que é bonito, somos nós mesmos e felizes assim.”. Após mais um tempo de conversa, questionei sobre o que me parece ser a dúvida mais comum. Será que criar esse nicho não seria uma forma de aceitar o preconceito e ratificá-lo? Bia afirma que talvez seja sim, mas assim como existem tantos outros tipos de sites para diferentes características, separar gordinhos de saradões não parece ser uma restrição e sim uma maneira divertida de encarar a realidade e entrar na onda. Afinal, como ela mesmo diz depois, “a realidade é que a união realmente é vista como algo diferente. Você ver um casal gordo ou magro é sempre mais aceitável socialmente do que ver um gordo com uma magra ou vice-versa”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário