segunda-feira, 4 de julho de 2011

O Amor segundo Jesus Cristo



Como funciona o AmorEmCristo.com, o maior site de paquera evangélico do país
Por Rafael Soares

“O primeiro passo é orar, o segundo é procurar”. A frase, em letras cursivas, grandes e vermelhas poderia estar dentro da Bíblia, mas, na realidade, ela funciona como um letreiro, daqueles comuns em outdoors publicitários nas grandes cidades, na parte superior do site AmorEmCristo.com. O endereço, visitado por milhares de pessoas diariamente, é o maior de relacionamento voltado para evangélicos do Brasil. Ele faz parte de uma rede mundial de sites que, de acordo com a própria descrição do grupo que mantém o endereço, tem como objetivo “facilitar o encontro entre pessoas cristãs ao redor do mundo que desejam conversar, fazer novas amizades, namorar, trocar experiências espirituais, estudar a Bíblia e se relacionar com outros cristãos”. No entanto, a frase de abertura já dá a pista do que o público evangélico espera ao cadastrar seu perfil no site. O que eles querem é arranjar um bom partido para levar para o altar.

“Tudo começou quando ele me mandou uma mensagem, perguntando se eu era a benção que ele tinha pedido a Deus”, conta Clara Martha, de 25 anos sobre quando conheceu Miguel Dias, 28 anos. No momento, eles estão juntos há dois meses – e ela já pensa em casório. Mas no início, nem tudo foram flores. Quem tomou a iniciativa foi ele, que já estava há mais tempo no site e queria encontrar uma namorada e por isso, mandava mensagens para todos os perfis que achava interessantes. O dela apareceu no meio. “Tinha acabado de me inscrever e a mensagem dele foi a primeira que recebi. Achei fofo. Talvez se estivesse há mais tempo no site, nem tivesse ligado”, lembra Clara. Depois da mensagem, eles começaram a trocar e-mails, eles acabaram descobrindo que têm amigos em comum, um foi no culto da igreja do outro e, em dois meses, começaram a namorar. “Meu perfil continua no site e sempre recebo mensagens com o mesmo papo furado de ‘Você é a benção que pedi a Deus’ ou ‘Vamos adorara a deus juntos’. Tudo papo furado”, completa. E assim acontece o “xaveco” evangélico.   

Mas antes da “mágica” da paquera acontecer, há um longo percurso a ser percorrido pelos postulantes a apaixonados. O primeiro passo desse caminho é a inscrição no site. E nesse ponto, uma ferramenta disponível no portal, é fundamental. Os “testemunhos” estão disponíveis a qualquer um que acessar a primeira página e têm a missão de angariar mais membros para a rede social. Na realidade, são depoimentos de autoridade daqueles que foram bem sucedidos na missão, ou seja, conseguiram levar seu par ao altar. Nas fotos, véus, grinaldas, fraques e sorrisos. Nos discursos, o mesmo lugar comum, que só muda de forma: “Agradeço a Deus por me colocá-la em meu caminho e também agradeço ao site AmorEmCristo.com, que foi o intermediário usado por Ele”, conta Antonio, que se casou com Cleide dois anos após conhecê-la no site; ou “Espero que aqueles que estejam lendo este depoimento acreditem que é real. Agradeço a Deus e aos idealizadores do AmorEmCristo.com por proporcionarem a mim e ao meu esposo a oportunidade de nos conhecermos”, afirma Edna. Exemplos a serem seguidos. 

No entanto, para chegar aonde eles chegaram ainda há muito que se fazer, afinal, até para religiosos, vale a velha máxima do mundo animal: antes de acasalar, é preciso seduzir o pretendente. E, nas redes sociais, um passo fundamental da sedução é a construção do perfil. Mas como se dá a sedução entre evangélicos? Uma rápida passada de olho por fotos e perfis já provoca certo espanto nos mais desatualizados. Isso porque, ao invés do velho estereótipo de evangélico já construído no imaginário da maioria das pessoas – meninas de saias longas e camisas fechadas até a gola; meninos de roupas sociais –, o que pode ser visto não é muito diferente de outras redes sociais: uma série de meninas de saias curtas fazendo biquinho e meninos despenteados. Mas afinal, o que aconteceu com os evangélicos?  Na internet, eles são diferentes?

Nesse ponto, convém uma pequena explicação. Os evangélicos são um grupo, ao mesmo tempo, homogêneo e bastante diversificado. Para ilustrar, basta um exemplo: enquanto correntes pentecostais, como a Assembléia de Deus, são mais rígidas e tradicionais, não permitindo, algumas vezes, o uso de saias curtas pelas meninas e cabelos compridos pelos meninos, as correntes neopentecostais, como a Universal ou a Bola de Neve, são mais liberais, permitindo até, em certos casos, o uso de tatuagens e de brincos pelos meninos. Por isso, para abarcar toda essa diversidade, o portal acaba aceitando perfis que fogem ao estereótipo do evangélico fervoroso, e que constituem, aliás, a grande maioria dos inscritos. Contudo, as surpresas acabam aí. 

Apesar de permitir certas “extravagâncias”, a construção de perfis segue um padrão bem definido e também tem certo controle pela administração do AmorEmCristo.com. Logicamente, fotografias de biquíni e sunga são proibidas, assim como fotos borradas ou com qualquer aparato que impossibilite a visão do rosto da pessoa, como óculos ou máscaras de mergulho. Todas as fotos e textos postados são sujeitas à aprovação prévia da administração do site. Se não forem aceitos, o usuário recebe um e-mail explicando as razões da recusa. Sem falar em um detalhe muito importante: no AmorEmCristo.com, homens só podem procurar mulheres, e mulheres só podem buscar homens – ou seja, o site não proporciona ao usuário a possibilidade de ter relacionamentos homo afetivos ou até mesmo amizade com pessoas do mesmo sexo.

Quanto à construção dos perfis, existem padrões que se repetem com a maioria das pessoas. Há gente de todas as idades, mas o grupo mais jovem, de até 30 anos, predomina. Tanto homens quanto mulheres seguem um modelo bem determinado. Excetuando raras exceções, ir à igreja com a freqüência mínima de uma semana é lei, sem falar nos tópicos “bebida” e “cigarro”, sempre respondidos com um categórico “nem socialmente”. As descrições são, em sua maioria, citações da Bíblia, sucessos da música gospel ou até mesmo algumas poucas linhas que ressaltem a religiosidade da pessoa perfilada. Um exemplo, que poderia servir de modelo, é o perfil de Carolzinha, jovem “bonita, charmosa e interessante”, de 23 anos: “Sou evangélica desde que nasci, sou uma ministra de louvor e gosto muito de cooperar na obra de Deus no que eu puder. Não acredito no acaso, acredito na vontade e permissão de Deus”. No caso dos homens, um perfil bastante ilustrativo é de Marcos Paulo, de 25 anos: “É difícil me definir com palavras. Sou um servo do senhor, dedicado, leal e, acima de tudo, honesto. Só Deus pode me julgar”.

E os príncipes e princesas encantadas do mundo virtual evangélico? Qual é o tipo que predomina no imaginário dos usuários? Isso também é bem simples de ser definido, afinal há um tópico onde eles próprios definem a pessoa que estão buscando. Um ponto quase unânime é a vontade de “constituir uma família”. Tanto homens quanto mulheres, inclusive os mais jovens, de 18 a 20 anos, acreditam na eternidade do casamento e planejam encontrar a pessoa com a qual vão viver pelo resto da vida. Sem falar, é claro, que o “alvo perfeito” precisa ser também ser fiel a Deus. Entretanto, os adjetivos usados para qualificar as almas gêmeas variam de homens para mulheres. Enquanto os rapazes buscam mulheres leais, parceiras e em quem possam confiar, as meninas querem alguém romântico, companheiro e atencioso.

A missão é difícil, mas há milhares de perfis de todos os tipos no site. No AmorEmCristo.com, o amor é acessível a todos. Basta um clique. E Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário