quinta-feira, 28 de abril de 2011

Os meia-idade dominam a paquera virtual

Por Pedro Couto

Um estudo da Universidade de Oxford revela que quase um terço das pessoas que usam a internet já visitaram sites de paquera. Uma pesquisa internacional, com 24.000 homens e mulheres ativos na web, descobriu que apenas 6% havia teclado num portal de namoro virtual em 1997, porém em 2009, o número tinha crescido 30%, sendo que a metade havia encontrado seu atual parceiro pela rede.

O Instituto da Internet de Oxford aplicou um questionário online com 12 mil casais de 18 países, todos com acesso regular a internet. Os usuários responderam uma série de perguntas sobre se já tinham visitado sites de paquera, outros serviços online e aonde mais eles possívelmente procurariam um parceiro.As perguntas englobavam o período de 1997 a 2009.

Homens e mulheres de meia-idade (40 a 69) em busca de um novo relacionamento após 1996 foram os visitantes mais frequentes dos sites de namoro, com um taxa de sucesso de 36%. O estudo desmistifica que as redes sociais e sites de paquera são voltados principalmente para jovens. Apenas 23% dos usuários entre 18 a 40 anos afirmaram que sua relação amorosa começara pela intenet. 

A pesquisa revela em que medida, salas de bate-papo e sites de redes sociais têm desempenhado um papel na introdução de pessoas aos seus parceiros.  Para quem começou seu relacionamento antes de 2000, menos de 10% disseram que se reuniram em um site de redes sociais. Mas em 2005, o número dobrou para 21%, enquanto a popularidade das salas de chat diminuiu no mesmo período.

Eventos em igrejas, reuniões de família ou as atividades baseadas em torno de um hobby comum estão enfrentando uma ligeira queda na popularidade como forma de encontrar um parceiro e isso pode acontecer porque eles são vistos como locais com menor potencial da conquista ser bem sucedida, diz o estudo. Por exemplo, apenas uma em cada 15 pessoas que procuravam uma paquera na igreja tiveram sucesso. Apesar do recente aumento nos encontros online, a maioria dos pesquisados disse que tinham encontrado o seu parceiro através de canais offline tradicionais - através de amigos de amigos (67%) ou reunidos em clubes ou bares (69%).

Além disso, os estudiosos revelam que pode haver diferenças nacionais nas atitudes de namoro online. Usuários de países do Norte da Europa são ligeiramente mais propensos a utilizar portais de relacionamento um-para-um, enquanto as nações de língua espanhola e portuguesa estão direcionados para sites de redes sociais. A nação mais gregária na rede parece ser o Brasil - 83% dos entrevistados com acesso à internet disseram que já tinham encontrado alguém, que o primeiro contato havia sido online, porém isso não é limitado apenas aos relacionamentos pessoais. Em contrapartida, no Japão, um país conhecido por adotar a tecnologia de tantas maneiras, os usuários da internet foram bastante relutantes em se envolver com namoro online.

Fonte: Science Daily


Nenhum comentário:

Postar um comentário