sábado, 18 de junho de 2011

Amor Virtual

Entenda o que leva homens e mulheres a buscarem relacionamentos pela internet 

Por Julia Nassur

    Falta de tempo, facilidade de contato, anonimato, conforto, dificuldade de encontrar alguém que queira um relacionamento sério na noite, falta de oportunidade de conhecer gente fora da rede de amigos. Esses são os principais motivos para buscar um namoro em sites de relacionamento.
    A partir de depoimentos de participantes do site de namoro ParPerfeito, como Renato, é possível perceber como essas razões são fundamentais para entrada nesses sites. “Afinal, como nos casos de pessoas mais maduras (como eu rsrs) que o tempo corre mais depressa, o site vale ouro.”
   Atualmente muitas pessoas não têm tempo de sair para casas noturnas ou bares todos os dias, e, mesmo quando têm, estão cansadas depois de um dia todo de trabalho. Então, se relacionar com alguém pela internet fica muito mais fácil e conveniente: você não precisa se arrumar e é só sentar no computador, na sua própria casa, para “ter um encontro”.
   A internet potencializa os contatos românticos, porque você pode dar os primeiros passos sem sair de casa. Foi assim com Patrícia, que conheceu Marcelo através do ParPerfeito, mesmo morando na cidade de Saquarema enquanto ele morava no Rio de Janeiro. “A facilidade de encontrar alguém na internet foi fundamental para mim, já que eu e ele estávamos a quilômetros de distância e o início do nosso relacionamento só foi possível graças ao site.”
   Também fica mais fácil encontrar um parceiro já que, se a pessoa está cadastrada em um site de relacionamento, significa que também está em busca de alguém, o que provavelmente não aconteceria em uma boate, por isso, é uma barreira a menos para o outro derrubar, o que facilita as coisas.
   Quem é tímido ou tem dificuldade de se relacionar pessoalmente vê esses sites como uma oportunidade de conhecer alguém sem estar muito nervoso e ter a chance de conversar virtualmente, ficando assim, mais seguro em relação à pessoa, para depois partir para uma experiencial real. Cristiano admite que é muito tímido e nas festas nunca consegue falar com mulheres. “Quando eu saio na noite, nunca tenho coragem de chegar em nenhuma mulher, mas no site, com a proteção do computador e sabendo que se ela está lá é porque quer um relacionamento sério com alguém, eu me solto bem mais e converso com todas por quem me interesso.”
     As pessoas que se inscrevem em sites de namoro estão em busca de um relacionamento afetivo único e estável e, para isso, optaram por esse método, que teoricamente é seguro, prático e sigiloso. Esses sites ampliam as chances de encontrar a pessoa certa, evitando a perda de tempo e o desgaste de conhecer candidatos fora do seu perfil de interesse, já que existe um cruzamento de informações. De acordo com o site ParPerfeito, a internet é um dos melhores lugares para as pessoas se conhecerem, com 42% a mais de chances de você encontrar o seu par do que num bar ou numa festa. Por isso muitos acreditam que é possível encontrar alguém através deles.
    Mas se engana quem acha que por estar à procura de alguém na internet, a pessoa aceita qualquer tipo de parceiro. Ela busca na internet o que procura na vida real. A diferença é o processo e a facilidade que a rede trouxe para namoros e relacionamentos.       
   Inicialmente, esse relacionamento, pode até ser virtual, mas com o tempo pode se tornar completamente real, assim como Patrícia e Marcelo, que se encontraram no site e estão juntos há um ano, mostrando como a internet pode ser realmente um atalho para o amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário