terça-feira, 7 de junho de 2011

O que os olhos não veem o coração não sente?

Parece que sim. Se você está a procura de um parceiro ou parceira não basta exaltar sua beleza, sua inteligência, seu poder aquisitivo ou suas boas intenções: os usuários querem fotos.
Segundo o site de relacionamento eHarmony, a imagem é o primeiro passo para um encontro de sucesso.  Pessoas sem fotos têm uma chance reduzida de encontrar um companheiro. Os perfis com foto são em média 10 vezes mais vistos do que os que não tem, segundo dados do site de encontros Par Perfeito.
            As pesquisas feitas pelo eHarmony garantem que cada usuário precisa de cinco tipos de imagem: uma foto de rosto; uma de corpo inteiro; outra da cintura para cima; uma foto no seu lugar preferido e outra que mostre algo que realmente ama, como um esporte que pratique. Isso já seria o suficiente para mostrar aos pretendentes um pouco sobre você e sua personalidade. Quando perguntados pelo site sobre o porquê da rejeição aos perfis sem foto a resposta mais frequente dos usuários é que não postar fotos significa que a pessoa não tem real interesse em um relacionamento sério. Além disso, pode indicar que o pretendente tem algo a esconder, já que, com as inúmeras possibilidades de fotografia digital, principalmente os celulares com câmeras, não há mais desculpas para não ter fotos.
            O espaço reservado para as imagens varia de acordo com o tipo de relacionamento que o site propõe. Em geral, há uma fotografia para o perfil e algumas possibilidades de fotos extras. No site Par Perfeito o internauta pode publicar uma foto para o perfil e duas fotos complementares. Porém, há um padrão exigido pela página. A foto principal deve ser uma foto de rosto, bem visível. E as demais podem ser fotos de corpo todo e em grupo. Mas não são aceitas fotos distorcidas, borradas ou modificadas. Cada foto publicada leva até dois dias para ser aceita pelo site. Esse controle cria uma padronização das imagens, sem demonstrar muita personalidade ou criatividade de cada usuário. O mesmo acontece no site de encontros Amor em Cristo, destinado ao público evangélico. Não só as fotos como todos os perfis passam por uma aprovação. Fotos com  roupas consideradas inapropriadas são rejeitas pelo site.
            Já no Sexnation, site brasileiro para encontros adultos e swings, não há censuras. A grande parte dos perfis não revela o rosto dos usuários, exibe seios, bundas, órgãos sexuais e cenas de sexo. O próprio site disponibiliza uma ferramenta para recortar as fotos, incentivando os usuários a postar somente os detalhes. O mais interessante desse site destinado ao público adulto é que você pode navegar à vontade pelas centenas de fotos eróticas sem medo de ser visto por outra pessoa. Caso seu filho, seu chefe, sua mãe ou qualquer outra pessoa se aproxime, é só clicar no ícone “pânico” para ocultar a página, e o que antes era cena de sexo se transforma em uma inocente página fake do google. Passado o perigo, é só clicar em voltar e pronto, o mundo do sexo está de volta. O site ainda traz um box com as nove fotos mais comentadas da semana. Nas imagens em destaque nada de rosto bonito, lugar paradisíaco ou imagem romântica, aqui cada um exalta como pode a sua sexualidade. Mas há também um ícone chamado “Proteja as Crianças” onde os usuários são orientados, com base na legislação brasileira, a denunciar qualquer imagem de criança que possa ser postada no site evitando assim os crimes de pedofilia na internet.
            Com o crescimento das redes sociais muitos sites apostam em nichos específicos para conquistar o público, seja especializada em relacionamento na terceira idade, ou entre cristãos, evangélicos, homosexuais ou qualquer segmento. O Kaakau.com é especializado em encontros para os gordinhos, mas grande parte dos usuários não parece acima do peso nas fotos que publica. Isso porque muitas vezes as fotos não revelam exatamente o que as pessoas são. Luciana Fontenelle, 38 anos, adepta dos sites de paquera, conta que já foi surpreendida em encontros por conta de fotos que não eram verdadeiras. "A foto do cara era uma foto dele antes do acidente. Não disse nada, mas achei bem chato. Isso fez com que eu não quisesse sair com ele novamente", revela.
Mas há casos em que a aparência não está em primeiro lugar. Jamila Brito, 26 anos, conta que o irmão dela conheceu uma menina pela internet usando uma foto que não era verdadeira. Mas quando a pretendente descobriu a mentira, ao invés de ficar furiosa, ela disse a ele que não se importava com a aparência. O namoro deu certo assim mesmo e eles estão juntos há 8 anos.
E se é verdade que as imagens dizem mais que mil palavras, os usuários devem ter muita paciência para escolher uma foto que traduza tantas expectativas.

Michelle Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário