sábado, 4 de junho de 2011

Bem me quer ou mal me quer? Que tal descobrir antes?

Por Débora Ribeiro Coelho

Procurando o par perfeito e não sabe como encontrá-lo? Não se preocupe! Alguns sites de relacionamentos já refinam a pesquisa para você. Através de testes de compatibilidade, estudos de personalidade e da interação entre os usuários, os pretendentes são apresentados na tela e a partir daí basta entrar em contato para conhecê-los melhor.

Não importa se você procura um site mais sério, que leve em consideração sua personalidade e perspectivas pessoais ou um ambiente virtual descontraído para conhecer pessoas com as quais tenha afinidade. Há sites para os dois tipos de paquera e o eHarmony e o okcupid são bons exemplos. 

eHarmony.com.br 

O site de relacionamentos eHarmony é um dos mais populares nos Estados Unidos, onde foi criado no ano 2000. Segundo uma pesquisa do Harris Interactive, em 2009 ele era responsável por 4,8% de todos os casamentos realizados no país. Com base em experiências clínicas, foi criado o Sistema Científico de Compatibilidade eHamony, que procura combinar as pessoas para que elas tenham um relacionamento duradouro.

Mas o que poucas pessoas sabem é que o conceito do site foi desenvolvido pelo psicólogo Dr. Neil Clark Warren. Depois durante 35 anos aconselhando pessoas casadas, ele imaginou que haveria alguma forma mais fácil das pessoas se conhecerem sem o acaso. Ele notou que os relacionamentos bem-sucedidos dependiam da compatibiidade de características da personalidade de cada um. Em 1997, juntamente com o Dr. Galen Buckwalter, pesquisou essas características e depois de três nos desenvolveu um processo que combina as pretendentes, o que se transformaria na base do eHarmony conhecido atualmente.

O eHarmony chegou ao Brasil em 2010, quando a empresa utilizou o mesmo rigor científico aplicado em outros países. A partir do estudo de casais com relacionamentos bem-sucedidos, foi elaborado um modelo específico para a compatibilidade entre brasileiros.

Para quem deseja encontrar um relacionamento sério, o eHarmony é ideal. Ao preencher o perfil, o usuário já é convidado a responder uma série de questões pessoais como religião e etnia e seu nível de aceitação de pessoas com crenças ou raças diferentes. Tudo é classificado em níveis (nada, razoável ou muito): o quanto você é ciumento ou o quanto gosta de uma boa piada. No que diz respeito ao relacionamento a dois, são listadas características indispensáveis e intoleráveis para a escolha de dez itens. Você pode, por exemplo, considerar que a química é algo primordial na relação e que a mentira é intolerável.

O eHarmony disponibiliza gratuitamente um Estudo de Personalidade. Com base nas informações fornecidas pelos usuários, o sistema faz uma espécie de relatório que define a pessoa. Nesse estudo são identificados sua abertura para novas experiências (curioso ou satisfeito), seu nível de extroversão (extrovertido ou reservado) e sociabilidade (cuidar dos outros ou de si mesmo), estabilidade emocional (estável ou suscetível), e sua conscienciosidade (focado ou flexível). Cada um desses aspectos é descrito em seguida ressaltando as reações positivas e negativas que os outros podem ter para com você.

Com base em todas essas informações, os usuários começam a receber e-mails diários com sugestões de possíveis pretendentes e assuntos de interesse dos dois para uma conversa. A partir desse momento as pessoas podem começar a estabelecer a comunicação em 4 passos segundo a sugestão do site. Primeiro conhecer um o ouro trocando cinco perguntas; depois trocar 10 características Indispensáveis/Intoleráveis em um relacionamento; saber mais sobre o outro com três perguntas abertas e finalmente enviar o eHarmony Mail. Existe uma liberdade quanto a isso, mas o eHarmony procura fazer com que as pessoas se conheçam exercitem seu auto-conheciemento e se comuniquem com o outro de forma gradativa.

OkCupid.com 

Para quem procura um relacionamento, mas prefere uma forma de comunicação mais descontraída, a melhor opção é o okcupid. O site inova de várias formas: possui jogos interativos, testes engraçados e combina seus usuários através das Match Questions.

Com o simples preenchimento do perfil, a pessoa já recebe e-mails com sugestões de quem combina com ela através do local onde mora, opção sexual etc. Depois de responder 25 questões, o site relaciona outros pretendentes mais próximos de suas características. E quanto mais perguntas forem respondidas, mas refinada é a pesquisa. A página inicial passa a apresentar as combinações e o convite para entrar em contato enviando uma mensagem.

Além disso, o okcupid possui milhares de testes engraçados aos quais os usuários têm acesso. Embora eles não sejam utilizados nas combinações, são muito divertidos. Você pode descobrir o defeito de sua personalidade, qual o seu estilo de humor, que tipo de homem/mulher é mais atraente em sua opinião, sua forma de se apaixonar. Ao longo do teste há várias piadas e perguntas engraçadas e no final o resultado é descrito juntamente com outras possíveis respostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário